29.9.12

DIY - Bandeja forrada de tecido

Bom dia noivinhas e noivinhos!

Ontem eu mostrei pra vocês a bandeja que eu forrei de tecido (veja aqui) e prometi montar um passo-a-passo pra mostrar que é bem facinho de fazer. Só precisa de tempo e paciência! =)


Você vai precisar basicamente do mesmo material de forrar as caixinhas de MDF:

  • Cola branca
  • pincel
  • tesoura
  • lixa de unha
  • 2 tecidos contrastantes
Com relação à escolha do tecido, o legal é você identificar uma cor que seja em comum entre eles, no caso eu escolhi o verde, e depois diversificar no contraste. Eu escolhi um tecido floral e um quadriculado. Ficou bem bacaninha. Você pode ainda fazer o fundo da bandeja da mesma cor das laterais e da parte de baixo se quiser menos contraste.

1 - O primeiro passo é lixar a sua peça de MDF se houver necessidade. A minha estava tão direitinha que eu pulei esse passo e fui logo pro cola-cola rsrsrs. 

2 - Eu comecei forrando pelas alças. Fiz um molde de papel para identificar o tamanho dessa faixinha do contorno da alça:

Molde de papel
Cortei um pedaço de tecido do tamanho do molde e colei centralizado. O ideal é você cortar uma tira de tecido mais grossa na largura assim sobra pra você pode dobrar pra baixo, facilitando o acabamento. Neste caso, como a alça faz essas curvas eu precisei dar pequenos picotes na hora de colar essas sobras pra baixo pra garantir que o tecido ficasse retinho. O que sobrou de tecido nas pontas eu também colei, o que fez a quina da alça.



Vamos colocar a lente de aumento pra vocês identificarem esses pontos:

1  -  Os picotes pra colar nas curvas. 2 - Colando a quina da bandeja
Aí vai uma dica valiosa de quem aprendeu com os erros: Na hora de riscar o molde, não use caneta, use lápis. A caneta, depois que você passa a cola ela mancha o tecido... como vocês podem ver na foto...

Repita o processo na outra alça.

3 - Agora vamos forrar a frente da alça. Eu optei por ignorar o buraco da alça porque eu não ía dar conta... então forrei por cima dele desconsiderando a abertura.

Fiz um molde de papel e cortei o tecido. O molde servirá tanto para a parte de fora quanto pra parte interna, onde o tecido irá sobrar na parte de baixo, mas não tem problema pois isso facilita o acabamento:

molde de papel

pedacinho de tecido já marcado. 

Note na foto acima do molde riscado que eu deixei sobrar um pouco de tecido nas laterais pra dar um melhor acabamento. Hora de colar!


Vamos ao acabamento da quina: O ideal é você dobrar essas pontas laterias (retire o excesso) pra lateral da bandeja. Eu vou experimentar fazer isso na próxima porque nessa eu optei por lixar o tecido sobrante assim:



Bom, isso fez com que a junção não ficasse gorda com os tecido sobrepostos, ela ficou mais sequinha, mas também se não tiver cuidado pode ficar um "buraco" na quina, uma vez que quando eu for passar o tecido quadriculado por essa parte eu também vou lixar o tecido.

Essa técnica de cortar o tecido com a lixa e não com a tesoura ajuda ao tecido ficar mais rente nas quinas e evita esses tais buracos que estou me referindo. 

A parte de baixo do tecido que também sobrou você cola pra baixo da bandeja. Vai ficar assim quando você terminar de colar:


4 - Parte de dentro da alça. Depois que você encapou a parte de fora, a de dentro vai ser moleza. O molde é o mesmo, vai sobrar tecido pras laterias e pra baixo. É só sair colando tudo:


5 - Ambas as alças forradas é hora de partir pro outro tecido e pra parte mais fácil de todas: O fundo da bandeja, que também irá cobrir a lateral dela. 

Corte um pedaço de tecido usando a bandeja como guia. Deve sobrar tecido o suficiente pra forrar a lateral e entrar pela bandeja até o fundo. Na foro abaixo eu já estou alguns passos à frente. Já colei o fundo, já colei a lateral e usando a lixa cortei a quina da bandeja. Muito similar à caixa:


Se ficar sobrabdo pontinhas no tecido, corte fora com a ajuda de uma tesourinha. O acabamento vai ficar perfeito. Faça esse procedimento da lixa nas 4 quinas da bandeja.

Agora é o pulo do gato: faça uma dobrinha no tecido antes de começar a colar o tecido xadrez pra dentro da bandeja, assim:


Pronto, já pode colar essa aba do tecido pra dentro. 

Neste momento você nota que sobrou tecido xadrez próximo à alça. Olha ele aí:


É só tirar esse excesso com a ajuda da sua lixinha e sua tesoura e voilá:


6 - fundo da bandeja. O mais fácil de todos. Peque um pedaço de cartolina, papel cartão, sobra de caixa, qualquer coisa e encape com o tecido que você desejar, xadrez ou florido. Eu escolhi o florido porque achei mais lindo de bonito:

Por enquanto o fundo da bandeja está assim feinho...

cartolina cortada do tamanho do fundo.

Encapando a cartolina
Não se esqueça de passar bastante cola no fundo da bandeja antes de aplicar sua cartolina encapada e olha só que lindona ela pronta:


Quem aí vai tentar fazer uma dessas?? hein?? Quem precisar de ajuda estou à disposição! E quem fizer uma vem aqui me contar depois e me mandem fotinhosss! Essa vai pra minha mesa de doces e do bolo! Vai ou não vai ficar très chic de lindo?

Beijossss

5 comentários:

  1. Linda! Vc encontrou uma solução prática e chique para decorar sua festa e, de bônus, ainda pode criar por meio dos tecidos uma identidade visual. Show!

    ResponderExcluir
  2. Ai ficou linda, dá um trabalhinho neh, mas fica lindo! Sua mesa vai ficar fofa!
    Grande bju
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Muito linda Eri, mas eu nao tenho essa habilidade toda kkk'

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ms essa aeromoça noiva é muito prendada!!!
    Eu to buscando coragem para começar as minhas caixinhas... oooo preguiça!!


    Beijos
    Icara

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo!!!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
A Aeromoça Noivinha © - Layout Desenvolvido por Erica Moraes - VOLTAR AO TOPO!