15.6.12

DIY que dão certo e DIY que não dão certo

Primeiro passo: O que é DIY? Não sabe? Vem aqui primeiro.



Estive pensando, durante esses primeiros meses de planejamento o que eu gostaria de fazer eu mesma e o que eu colocaria na mão de profissionais. Com certeza, certas coisas em um casamento não dá pra gente se meter a besta e achar que vai fazer igual ou melhor do que um profissional experiente no assunto. É por isso que independente de "indústria do casamento" certas coisas tem que ser feitas por profissionais. Valorize o trabalho dessa galera que entende do assunto!

Por isso, eu resolvi fazer uma lista do DIY sim e do DIY não. Ou seja, o que é legal fazermos nós mesmas e dar aquele toque de carinho pros convidados e o que seria uma furada se resolvêssemos nos responsabilizar pela execução.

Aí vão:

DIY SIM


Seus Convites


Check! Esses eu mesma vou fazer. Aprendi muito com a Thati Dias do blog Engenheiras Enroladas sobre isso. A Thati deve não saber, mas ela foi uma das blogueiras que me influenciou muito a criar meu blog e dividir minhas idéias da minha caixola. Além disso acompanhei todas as feitorias DIY dela pro seu casamento e vi que além de possível isso ficaria muito bonito e muito legal. Ela tem um post bacana ensinando a fazer seus próprios convites além de links muito bons de onde baixar fontes e imagens pra compor seu convite. A Thati foi responsável por criar toda a parte gráfica e a identidade visual do casamento dela. Arrasou, né?


Pois foi com os downloads que a Thati disponibilizou no blog dela que eu comecei a fazer meus convites. Oficialmente agora agradeço de coração à ela por esse empurrãozinho bacana que ela me deu! Obrigada, Thati!


Por isso eu digo, DIY SIM seus convites. É possível, com um pouco de paciência e assistindo alguns tutoriais de Photoshop na internet você consegue! E pode ter certeza que ficará lindo e com a sua cara. Depois, faça como eu fiz, pesquise sobre papeis legais e seus preços. Faça também um teste imprimindo em casa e imprimindo numa gráfica. Faça suas contas e veja onde valerá mais a pena imprimí-los. Eu optei por imprimir em casa já que gostei mais da impressão na minha impressora. Ficará mais barato e mais cômodo.

Isso vale também para DIY SIM seus convitinhos individuais, seus menus e seu Save The Date!

Lembrancinhas do Casamento


Mas é claaaaarooo!! Eu mesma farei as lembrancinhas que meus convidados levarão pra casa. Nada de frufrus que em um mês ficarão feios e empoeirados e que vai todo mundo jogar fora. Eu adoro, por exemplo, lembrancinhas comestíveis!

Que tal um potinho com algum doce ou com uma geleia feita em casa? Perfeito!

Outra coisa que o pessoal tem feito é entregar uma caixinha bem fofa vazia para que seus convidados se sirvam na mesa de doce, oficializando assim o que todo mundo sempre fez: levar docinhos pra casa! Você lembra que você fazia isso né? A-há! Pegava o copinho de refrigerante e enchia de docinhos rsrsrs Bom, agora você pode ser convidada pela própria noiva a realmente fazer isso, e com classe! rsrsrs

Também gosto muito dessa idéia. Uma variável legal da caixinha são os saquinhos, que me parecem, inclusive serem mais baratos.

Presentinho para madrinhas e padrinhos
Não preciso nem falar, né? Com aquele DIY gigante que eu fiz das caixinhas de tecido, dispensa qualquer comentário. Além de divertido é barato e gracioso!

DIY NÃO
Agora, preparem as canelas! rsrsr Uma verdadeira bola murcha é se meter a fazer essas coisas aqui:


Bolo de casamento


À não ser que você seja uma profissional da área, acho um erro se arriscar a fazer o bolo do seu casamento! Mas isso é só o que eu acho. Vai que você não é profissional mas todo mundo fala "hummm o bolo de fulana é divino" talvez dê pra pensar no caso. Massss, se como eu, você faz um bolo a cada 6 meses e daqueles de saquinho... forget it! Não vai ficar legal, nem gostoso! Entregue a tarefa à uma boleira de mão cheia e faça com que seus amigos e familiares lembrem pra sempre o quanto o bolo do seu casamento era uma delícia.


Isso vale para DIY NÃO os seus docinhos e o seu buffet!!! Ahhh o BUFFET! Nunca, jamais e em tempo alguuuuummmm se meta a fazer! rsrsrs


Suas fotografias


Gentém, se tem uma coisa que vai durar para todo o SEMPRE são as suas fotos de casamento. Você vai mostrar pros seus filhos e depois pros seus netos! 
Um dos itens que eu falei pro Junior que eu não queria economizar era com o fotógrafo. Lógico que eu não queria o fotógrafo mais badalado do universo intergalático e ainda assim fiz uma excelente escolha com a Malu Vieira. Pra minha sorte ela é badalada, simpática, excelente profissional, tem uma visão incrível e lhe cobra um preço muito honesto por seu trabalho fantástico. Encho a boca e puxo o saco mesmo porque ela é incrível! Mesmo sem nunca ter tirado uma fotinho sequer minha eu já sei que ela é!
Por isso... para não se arrepender depois, escolha um fotógrafo!

A organização da cerimônia no dia do casamento


Não vai ter como você relaxar tendo que pensar na hora que a música vai tocar, na hora que o noivo vai entrar e ainda assim entrar linda na cerimônia sem UMA RUGA sequer de preocupação. Não vai dar certo, gata! Esse dia é seu e pra você CURTIR! Eu não sei nada sobre cerimonialistas e sobre contratar esse serviço para preparativos ou somente para o dia. Sei que existe, talvez eu aprenda mais sobre, mas por hoje eu sei que terei uma pessoa incrível do meu lado me ajudando e experiente no assunto porque lida com eventos  que é a minha step-sogra Teca. Ela vai me ajudar com esses detalhes, como já tem me ajudado MUITO em todos os preparativos e idéias mirabolantes que tenho tido.

A música da festa


Eu juro que pensei nessa possibilidade. Respirei e vi que não ia rolar fazer uma playlist no iPod e achar que ia ser incrível e que ía ferver o Dancefloor! Rsrsrs Talvez isso desse certo pra um churrascão, mas não pro nosso casamento.
É claro que vou contratar um DJ. Mesmo sendo um casamento de dia, acho que meus amigos e primos são bem animados e vamos agitar a pista mesmo sem estar de noite. E pra isso eu vou precisar da ajuda de um profissional que entenda do assunto! Ou melhor, que entenda do desafio que é fazer as pessoas dançarem em plena luz do dia!

E você, o que acha? Mais alguma coisa que devemos nos proibir de fazer nós mesmas e coisas que devemos meter a mão na massa?

Beijinhosss

8 comentários:

  1. A única coisa que eu discordo é a organização...
    O meu não vai ter ninguém coordenando assim como o de várias amigas e familiares não teve e foram perfeitos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu Tbm Mari G : )
      Vou acompanhar seu Blog para seguir algumas dicas : )

      Excluir
    2. Mari, vc diz na HORA H??? Ou antes?

      Excluir
  2. adorei o post...

    eu não conseguiria fazer meu penteado e nem maquiagem, adoro fazer mas no meu dia, jah ia estar ansiosa, então acho q ia sair tudo errado...kkkk

    bjuu

    respireecase.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,no meu casamento infelizmente não tive muito tempo para preparar e realmente eles cobram um pequena fortuna,em coisas que poderiamos nos mesmas fazer,mas na recepção para a familia do meu esposo quero fazer eu mesma e estou animada em acompanhar muitas das coisas que voce posta : )

    ResponderExcluir
  4. Éri, muito obrigada pelo carinho... amei o seu post e sue blog e fiquei super feliz e orgulhosa por ter podido lhe ajudar e lhe inspirar desse jeito.
    Estou torcendo muito por você e tenho certeza que seu grande dia será perfeito assim como o meu.
    O importante é não surtar e fazer as coisas com calma e antecedência!!!
    Já estou te seguindo para acompanhar as suas aventuras!!!
    Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho...
    Beijo, Thati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Thati! Seu blog tem vários post interessantes e que me ajudaram a pensar em várias coisas pro meu casamento também. E obrigada também pela visita! =)

      Mil beijos!!!

      Excluir
  5. Éri e Thati, obrigada pelas dicas fantásticas!

    Estou tentando entrar no blog Engenheiras Enroladas para visualizar o tutorial dos convites, mas o blog é tido como inexistente.

    Era exatamente o que eu precisava, uma vez que vou fazer os meus próprios convites de casamento :)

    Será que vocês poderiam me mandar as informações por email? O meu é beladruzzi@gmail.com

    Muito obrigada e muito sucesso pra vocês!

    Isabela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
A Aeromoça Noivinha © - Layout Desenvolvido por Erica Moraes - VOLTAR AO TOPO!